Pular para o conteúdo principal

Questionário

(Aqui estão nossos resultados e análise dos dados referentes ao questionário aplicado)


No total, 20 docentes participaram do questionário, respondendo a questões abertas e fechadas sobre a interdisciplinaridade. Desses 20 docentes, 12 (54,5%) são professores da instituição privada Colégio Perfil e 8 (36,4%) são professores do Colégio Estadual Helena Matheus. Em ambas, os professores lecionam tanto no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio (tabelas 1 e 2).

Tabela 1. Níveis que os professores, participantes, do Colégio Perfil atuam. Observa-se que a maior parte está lecionando para o Ensino Médio.
Colégio Perfil
Quantidade
%
Ensino Fundamental II
2
16,7
Ensino Médio
7
58,3
Ensino Fundamental II, Ensino Médio
3
25

Tabela 2. Níveis que os professores, participantes, do Colégio Estadual Helena Matheus atuam. Observa-se que a maior parte está lecionando para o Ensino Médio.

Colégio Estadual Helena Matheus
Quantidade
%
Ensino Fundamental II, Ensino Médio
3
37,5
Ensino Médio
5
62,5


1. Você costuma lecionar de forma interdisciplinar?
Tabela 3. Prática interdisciplinar em sala de aula. 
Respostas
Colégio Perfil
Colégio Estadual Helena Matheus
Total
%
Sim
12
4
16
80%
Não
0
4
4
20%

Por meio das entrevista aos professores, nota-se que a maioria deles lecionam de maneira interdisciplinar. Segundo Japiassu (1976), a interdisciplinaridade é tanto uma prática individual, pois é  é feita de curiosidade, de abertura do senso de aventura e descoberta, quanto também é prática coletiva em que se expressa como atitude de abertura ao diálogo com outras disciplinas. Sendo assim, um professor não é interdisciplinar sozinho, mas na prática coletiva.

2. A escola onde você trabalha apresenta projetos interdisciplinares?
Tabela 4. Ocorrência de projetos interdisciplinares.  
Respostas
Colégio Perfil
Colégio Estadual Helena Matheus
Total
%
Sim
12
4
16
80
Não
0
2
2
10
Não sei
0
2
2
10

Com base nas respostas apresentadas na tabela 4, é possível  observar que todos os professores entrevistados do  Colégio Perfil afirmam a presença de atividades interdisciplinares em sua instituição de ensino. No Colégio Helena Matheus, apenas metade dos docentes entrevistados revelaram ter conhecimento da realização de tais atividades na instituição. Esse fato incita novamente à reflexão da importância da participação do professor como mediador da interdisciplinaridade na escola e da comunicação entre os diversos atores da escola (principalmente, por parte dos professores e gestores), considerando que se trata de uma atitude tomada pelo profissional de educação, buscando um ensino de melhor qualidade (Fazenda, 1991; Fazenda, 2008).

    3. Caso afirmativo para a questão anterior, escolha a alternativa que melhor representa como são os projetos na sua escola.

Tabela 5. Projetos interdisciplinares na escola.
Respostas
Colégio Perfil
Colégio Estadual Helena Matheus
Total
%
Geralmente são feitos três projetos por ano, um em cada trimestre, com as respectivas áreas do conhecimento (humanas, linguagens e exatas).
7
4
11
68,75
Geralmente ocorre um grande projeto que engloba todas as áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar.
3
0
3
18,75
Geralmente os projetos ocorrem por disciplina, isoladamente, como, por exemplo uma Feira Literária ou uma Semana Filosófica.
0
0
0
0
Outro.
2
0
2
12,5

Em ambas escolas, a maioria dos professores afirma que as atividades interdisciplinares ocorrem dentro de três grupos de conhecimentos (humanas, linguagens e exatas). Há, de fato, uma interdisciplinaridade, visto que é promovida a interação entre disciplinas, porém, nesse modelo de atividade, permanece um certo nível de fragmentação de saberes, pois ainda há uma dificuldade em articular as diferentes ciências, por cada uma possuir sua linguagem própria e esse ser um obstáculo para sua interação de forma bem sucedida (Morin, 2002).

       4. O que você entende por interdisciplinaridade?  

Tabela 6. Conceito de interdisciplinaridade.
Colégio Perfil
Envolvimento de diferentes áreas do conhecimento, sem fragmentação específica.
3
Diálogo entre disciplinas em torno de um tema comum; Associação de conteúdos em diferentes disciplinas.
9
Colégio Estadual Helena Matheus
Associação de conteúdos em diferentes disciplinas; "Link" de um conteúdo de outra disciplina à sua.
6
Desenvolver um tema em diferentes perspectivas; Diminuição da fragmentação do conhecimento.
3

Em ambas escolas, a maioria das respostas acerca do conceito de interdisciplinaridade gira em torno de abordagem de temas comuns que podem ser abordados em diferentes disciplinas, claramente expresso pela resposta do(a) professor(a) do Colégio Perfil: “Temas que podem ser abordados comumente em diversas áreas” e também pelo(a) professor(a) do Colégio Estadual Helena Matheus: “O vínculo de duas ou mais disciplinas para a explicação de um determinado tema ou conteúdo”.
Tais respostas evidenciam uma falta de compreensão do real significado da interdisciplinaridade, o que segundo Fazenda (1994) está associada com a graduação nas universidades enquanto formadora dos profissionais da área da educação. Nesse caso, a própria formação dos professores é desvinculada de uma prática interdisciplinar, traçando um ensino fragmentado e conteudista. Além disso, pouco é refletido acerca do tema, tornando difícil assim a atuação no futuro docente.
As outras respostas evidenciam uma busca pela redução da fragmentação do ensino, buscando de fato uma interação no conhecimento. Como exemplifica a resposta de um(a) professor(a) do Colégio Estadual Helena Matheus: “É quando a fragmentação das disciplinas deixa de ser importante. E os assuntos são tratados em disciplinas diferentes, desenvolvidos a partir de eixos comuns”. Tal resposta aproxima-se também dos conceitos de interdisciplinaridade já tratados na pesquisa.
Por fim, segundo Carneiro (1994), a compreensão do real significado de um ensino interdisciplinar é um pré-requisito básico para que os especialistas atenham-se às relações de sua área com as demais, avaliando e efetivando as contribuições a ser compartilhadas.


5. Explique em poucas palavras como funcionam os projetos interdisciplinares na sua escola.

Tabela 7. Projetos interdisciplinares nas respectivas escolas.  
Colégio Perfil
Projetos elaborados pelos professores, que surgem em de um tema específico, envolvendo diversas áreas do conhecimento.
10
Ocorre em disciplinas do mesmo departamento.
2
Colégio Estadual Helena Matheus
Projetos, entretanto sem associação dos conteúdos; Trabalhos isolados; Cada um tenta encaixar sua disciplina no tema.
5
Não existe/Não conheço.
3

No Colégio Estadual Helena Matheus, a maioria dos professores retrata que os projetos interdisciplinares são realizados com uma adequação dos conteúdos de suas disciplinas a um determinado tema. Chama atenção também a frase do(a) professor(a): “Só funciona juntando as disciplinas nos eventos. Mas não associando os conteúdos”. De forma geral, o que os professores relatam como projetos interdisciplinares não se encaixam nas definições dos conceito tratados aqui.
Já no Colégio Perfil, os projetos variam de pequenos, entre um único departamento ou área do conhecimento, a grandes, englobando todas as disciplinas, segundo um(a) do(a)s professores: “É escolhido um tema norteador e as disciplinas trabalham juntas”. É justamente nessa cooperação que surge o caráter interdisciplinar do projeto, que, segundo Bonatto (2012), permite que as barreiras de aprendizagem sejam ampliadas.

6. Enquanto professor, você atua como mediador no decorrer do processo de confecção até a culminância do(s) projeto(s)? Explique.

Tabela 8. Papel do professor nos projetos interdisciplinares.  
Colégio Perfil
Sim, orientando os alunos.
7
Sim, em reuniões de departamento.
2
Não.
2
Não respondeu.
1
Colégio Estadual Helena Matheus
Sim.
5
Em parte/Às vezes.
2
Não.
1

Em ambos os colégios, a maioria dos professores respondeu que participam na mediação no decorrer projetos interdisciplinares. Segundo Garcia (2002), os professores interdisciplinares precisam desenvolver a capacidade para elaborar projetos interdisciplinares focalizados em questões, temas ou problemas sociais, que sejam capazes de articular as contribuições de diversas disciplinas. A atitude interdisciplinar expressa-se, por exemplo, como habilidade para exercer trocas com outros professores (especialistas) e para integrar as disciplinas em projetos comuns (Fazenda, 1979). Sendo assim, a atitude vista nos professores dos colégios é coerente com o que descrito pelos teóricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico: No mundo e no Brasil

        A interdisciplinaridade surgiu na Europa, principalmente em países como a França e a Itália, em meados da década de 60 do século XX. Foi proposta para atender as reivindicações dos movimentos estudantis que exigiam um ensino mais realista que rompesse com a “Educação por migalhas”, tendo áreas de contato e aproximação com questões sociais, políticas e econômicas da época e, de alguma forma, ajudar na resolução dos problemas enfrentados (Fazenda, 1994). Tais problemas não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina, sendo necessário assim que diversas áreas do conhecimento estivessem relacionadas (Carlos, 2010). As primeiras discussões sobre interdisciplinaridade foram lançadas por Georges Gusdorf, em 1961, à UNESCO, sendo ele um dos principais precursores do movimento (Francischett, 2005).         Ainda no século XX, ao final da década de 1960, o conceito de interdisciplinaridade chega também ao Brasil, como um modismo, palavra de...

O que é interdisciplinaridade?

Apesar de toda sua caminhada e aplicação, sobretudo, na corpo educacional, o termo “interdisciplinaridade” ainda não possui definição ou terminologia exata, sendo inclusive esse o papel central de debates entre os intelectuais sobre o assunto (Lima-Silva, 2008). Dessa forma, a definição cabe à interpretação de acordo com a finalidade e a situação de análise (Terradas, 2011). A seguir, serão tratadas algumas conceituações acerca do tema. Para Japiassu (apud Fazenda, 2002, p. 25), “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”. Já Fazenda (1993, p. 41) diz que interdisciplinaridade “é o ponto de encontro entre o movimento de renovação de atitude aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico”. Para a autora,   a interdisciplinaridade é a responsável contínuo questionamento crítico da realidade fragmentada da educação...

Obstáculos: Dificuldades encontradas implementação da Interdisciplinaridade

O conceito de interdisciplinaridade, mesmo que em construção, torna-se cada vez mais presente nas escolas. Entre os profissionais da educação cresce a consciência sobre os benefícios de integrar as disciplinas do currículo. No entanto, a construção e o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares esbarram em alguns obstáculos e nem sempre acontece de fato. Fazenda (1979) específica quais são esses obstáculos (epistemológicos e institucionais, psicossociológicos e culturais, metodológicos, materiais e de formação profissional) e também os descreve: Os o bstáculos epistemológicos e institucionais estão relacionados a resistência e a falta de comunicação entre os atores da escola (alunos, professores e gestores das instituições de ensino em instituir ou estabelecer a integração entre as disciplinas curriculares (Fazenda, 2008) A superação dos obstáculos psicossociológicos e culturais implica em transformar a mentalidade das pessoas envolvidas com a produção e disseminação do conhe...