Pular para o conteúdo principal

Obstáculos: Dificuldades encontradas implementação da Interdisciplinaridade

O conceito de interdisciplinaridade, mesmo que em construção, torna-se cada vez mais presente nas escolas. Entre os profissionais da educação cresce a consciência sobre os benefícios de integrar as disciplinas do currículo. No entanto, a construção e o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares esbarram em alguns obstáculos e nem sempre acontece de fato. Fazenda (1979) específica quais são esses obstáculos (epistemológicos e institucionais, psicossociológicos e culturais, metodológicos, materiais e de formação profissional) e também os descreve:
Os obstáculos epistemológicos e institucionais estão relacionados a resistência e a falta de comunicação entre os atores da escola (alunos, professores e gestores das instituições de ensino em instituir ou estabelecer a integração entre as disciplinas curriculares (Fazenda, 2008) A superação dos obstáculos psicossociológicos e culturais implica em transformar a mentalidade das pessoas envolvidas com a produção e disseminação do conhecimento. Os procedimentos metodológicos se justapõem aos obstáculos materiais, sendo relacionados a questões operacionais e sendo resultantes de um planejamento inadequado relativamente às questões de espaço-tempo, recursos técnicos e econômicos, estes, fundamentais para a motivação dos profissionais participantes de um projeto (Fazenda, 1979; Pombo; Guimarães; Levy; 2006; Augusto; Caldeira, 2007).
Sobre as dificuldades de formação profissional, Fazenda (1994) trata das universidades (centros formadores de profissionais da educação). Segundo a mesma, a educação superior ainda segue um ensino fragmentado, onde os cursos seguem temáticas específicas dissociadas umas das outras, sendo difícil não incorporarmos essa lógica conteudista e consequentemente visualizar atuações interdisciplinares dos futuros docentes.

Outra dificuldade apontada pela autora é ligada à dissociação entre a realidade social dos alunos e educadores e a realidade escolar, dessa forma, os conteúdos tratados em sala de aula na maior parte das vezes são distantes das vivências dos indivíduos. As iniciativas de projetos interdisciplinares devem associar as diferentes disciplinas com a realidade dos que fazem parte deste espaço, considerando as memórias e conhecimentos de cada um (Fazenda,1994).

Referências Bibliográficas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico: No mundo e no Brasil

        A interdisciplinaridade surgiu na Europa, principalmente em países como a França e a Itália, em meados da década de 60 do século XX. Foi proposta para atender as reivindicações dos movimentos estudantis que exigiam um ensino mais realista que rompesse com a “Educação por migalhas”, tendo áreas de contato e aproximação com questões sociais, políticas e econômicas da época e, de alguma forma, ajudar na resolução dos problemas enfrentados (Fazenda, 1994). Tais problemas não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina, sendo necessário assim que diversas áreas do conhecimento estivessem relacionadas (Carlos, 2010). As primeiras discussões sobre interdisciplinaridade foram lançadas por Georges Gusdorf, em 1961, à UNESCO, sendo ele um dos principais precursores do movimento (Francischett, 2005).         Ainda no século XX, ao final da década de 1960, o conceito de interdisciplinaridade chega também ao Brasil, como um modismo, palavra de...

O que é interdisciplinaridade?

Apesar de toda sua caminhada e aplicação, sobretudo, na corpo educacional, o termo “interdisciplinaridade” ainda não possui definição ou terminologia exata, sendo inclusive esse o papel central de debates entre os intelectuais sobre o assunto (Lima-Silva, 2008). Dessa forma, a definição cabe à interpretação de acordo com a finalidade e a situação de análise (Terradas, 2011). A seguir, serão tratadas algumas conceituações acerca do tema. Para Japiassu (apud Fazenda, 2002, p. 25), “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”. Já Fazenda (1993, p. 41) diz que interdisciplinaridade “é o ponto de encontro entre o movimento de renovação de atitude aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico”. Para a autora,   a interdisciplinaridade é a responsável contínuo questionamento crítico da realidade fragmentada da educação...